sábado, março 27, 2010

Recuerdos...

quarta-feira, março 03, 2010

Nina

Infelizmente escrevo agora aqui... A Nina já ñ está entre nós. "Adormeceu" na quarta-feira de cinzas, depois de alguns dias de sofrimento.

Foi atacada por uma doença fatal para os gatos. Começou por perder a força nas patinhas traseiras, depois a doença foi evoluindo e a paralisia espalhando-se pelo corpo. No dia de carnaval estivemos sempre com ela para a levar ao caixote da areia e dar-lhe de comida. Leva-la ao caixote era como levar uma criança pequena a fazer xixi num pinhal. Pegava nela e encostava-lhe as patinhas à areia para ela saber onde estava. E ela sabia onde estava e sabia que não o podia fazer sozinha.


Infelizmente a Nina sofreu.
Fizemos tudo o que pudemos por ela, até chegar ao ponto em que ela apenas sofria e já ñ vivia. Tornou-se completamente dependente de nós para tudo. Ñ conseguia comer ou ir sozinha ao caixote porque a paralisia ñ a deixava sequer levantar-se. Isso foi o que mais custou. Vê-la a cair sem forças, sem qualquer controlo nos membros. Foi como ver morrer um filho.


Queria colo e não podia ficar sozinha na sala nem por um minuto. Miava ou tentava vir atrás de nós. Levantava-se e caía. Arrastava-se e caiía. Mas não queria estar sozinha. Tinha de estar sempre connosco. Ficava a maior parte do tempo ao nosso colo. Eu fazia tudo em casa com ela ao colo. Sentia-se protegida por estar connosco e nós sem a podermos ajudar.

Só hoje consegui escrever aqui. Sonhei com ela esta noite e acordei à procura dela ao meu lado na cama. Só depois melembrei q a Nina já "adormeceu" hà duas semanas.

Vou lembrar-me dela todos os dias que entrar em casa e ñ for recebida com uma miau e um pedido de colo. E eu queria tanto dar-lhe colo...