sexta-feira, novembro 25, 2005

Violência contra Mulheres

Não quero de modo algum ser considerada feminista, até porque acho que machistas e feministas não têm razão de existir e são meros exemplos de arrogância e desejo de superioridade.
Não há superioridades. Há igualdades. Esse é o objectivo primordial, embora muitas vezes pareça utópico. Na minha opinião, não o é. É uma meta perfeitamente definida e devia ser vislumbrada por todos os homens e mulheres.

Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher. Uma data que me passaria completamente despercebida senão trabalhasse numa rádio e tivesse dado a noticia no noticiário das 16h. Uma noticia com testemunhos captados por uma colega minha. Uma noticia que me deixou de boca aberta, completamente surpreendida plas coisas horriveis que se fazem nos dias de hoje. Parece não ter havido nenhuma evolução desde a pré-história!

A violência contra as mulheres não é apenas uma bofetada, embora a maioria das pessoas pense que se trata apenas disso. Falo da violência psicológica exercida normalmente por maridos, companheiros e namorados. Quem se julgam eles para isso? Viver sobre um clima de medo e terror é violência. Viver sem saber se a pessoa que amamos está de bom humor quando nos encontrar é violência. E não é amor. pode ser tudo, menos amor. Muitas vezes é uma teimosia, uma acomodação áquela pessoa, o medo de estar sozinho.

Seja como for, não há desculpa para existir violência e não há desculpa para a suportar. Acreditem que sem uma pessoa dar conta, pode estar a viver sobre esse clima. Os testemunhos que ouvi são o melhor exemplo disso e só gostava que toda a gente os pudesse ouvir.

Segundo o estudo a que tive hoje acesso, todas as mulheres já sofreram de violência no seu casamento e/ou relacionamento. Violações que acontecem num casamento, intimidação e terror psicológico são o número dois da lista. E é triste saber destes dados. E é triste não haver mais gente a sabê-los.

É preciso acordar para uma realidade crescente no século XXI. Falo da violência entre marido e mulher, não apenas da violência feminina. As mulheres são as mais afectadas por questões de força superior do homem e por questões de mentalização social. Existe sempre uma consciência social na nossa cultura a dizer que a mulher é inferior ao homem. Infelizmente isso acontece e não o podem negar.

Este tema tocou-me enquanto fazia o noticiário. Espero que vos toque também porque, sinceramente, pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer altura e em qualquer lugar.