sexta-feira, novembro 25, 2005

Violência contra Mulheres

Não quero de modo algum ser considerada feminista, até porque acho que machistas e feministas não têm razão de existir e são meros exemplos de arrogância e desejo de superioridade.
Não há superioridades. Há igualdades. Esse é o objectivo primordial, embora muitas vezes pareça utópico. Na minha opinião, não o é. É uma meta perfeitamente definida e devia ser vislumbrada por todos os homens e mulheres.

Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher. Uma data que me passaria completamente despercebida senão trabalhasse numa rádio e tivesse dado a noticia no noticiário das 16h. Uma noticia com testemunhos captados por uma colega minha. Uma noticia que me deixou de boca aberta, completamente surpreendida plas coisas horriveis que se fazem nos dias de hoje. Parece não ter havido nenhuma evolução desde a pré-história!

A violência contra as mulheres não é apenas uma bofetada, embora a maioria das pessoas pense que se trata apenas disso. Falo da violência psicológica exercida normalmente por maridos, companheiros e namorados. Quem se julgam eles para isso? Viver sobre um clima de medo e terror é violência. Viver sem saber se a pessoa que amamos está de bom humor quando nos encontrar é violência. E não é amor. pode ser tudo, menos amor. Muitas vezes é uma teimosia, uma acomodação áquela pessoa, o medo de estar sozinho.

Seja como for, não há desculpa para existir violência e não há desculpa para a suportar. Acreditem que sem uma pessoa dar conta, pode estar a viver sobre esse clima. Os testemunhos que ouvi são o melhor exemplo disso e só gostava que toda a gente os pudesse ouvir.

Segundo o estudo a que tive hoje acesso, todas as mulheres já sofreram de violência no seu casamento e/ou relacionamento. Violações que acontecem num casamento, intimidação e terror psicológico são o número dois da lista. E é triste saber destes dados. E é triste não haver mais gente a sabê-los.

É preciso acordar para uma realidade crescente no século XXI. Falo da violência entre marido e mulher, não apenas da violência feminina. As mulheres são as mais afectadas por questões de força superior do homem e por questões de mentalização social. Existe sempre uma consciência social na nossa cultura a dizer que a mulher é inferior ao homem. Infelizmente isso acontece e não o podem negar.

Este tema tocou-me enquanto fazia o noticiário. Espero que vos toque também porque, sinceramente, pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer altura e em qualquer lugar.

terça-feira, novembro 15, 2005

Lagoa das Sete Cidades

Esta é a Lagoa das Sete Cidades. Um sitio pacifico, muito calmo e (para variar) lindo!!
A lagoa tem duas cores: metade é verde e outra metade azul. Há uma estória que se conta... Era uma vez dois jovens apaixonados que não podiam ficar juntos por proibição dos pais. Ele tinha olhos azuis e era um apobre pastor, ela uma linda donzela de olhos azuis. Como não podiam ser felizes, choraram eternamente e formaram a lagoa das Sete Cidades.
Á estória é mais ou menos esta, mas na verdade a lagoa tem duas cores por causa das algas que nela vivem.
Ao meio foi contruida uma ponte em pedra, separando as duas cores, embora as águas estejam em comunicação por baixo da ponte. Quando puder, coloco aqui uma vista de cima da Lagoa.

Miradouro da Ponta do Sossego




Este é o miradouro da Ponta do Sossego, no concelho do Nordeste. É um dos muitos miradouros da costa norte, todos eles lindos, muito bem cuidados e com vistas magnificas. No entanto, este deixou-me de boca aberta. É um espaço grande, com várias mesas cobertas com uma cabaninha (como a que está na primeira foto). Existem também churrasqueiras e é um bom sitio para fazer uma paragem no passeio e almoçar. Aconselho!!

segunda-feira, novembro 14, 2005

Benny Hill em Rabo de Peixe

Não faz lembrar os vestiários de praia que costumávamos ver nas comédias do "Benny Hill"?? Eu acho que sim! Têm imensa piada :)
Ficam numa praia perto de Rabo de Peixe e Ribeira Grande.

Parque da Achada

Local paradisiaco!

Fica na Achada, no concelho do Nordeste, aqui na ilha de S. Miguel.
É um espaço muito agradável e enorme, com diversas cascatas e casinhas tradicionais que fazem relembrar a vida rural do passado (em algumas situações, ainda é presente). Tem casinhas pequeninas de pedra, a imitar moinhos de água, currais dos animais e casinhas dos agricultores.
Tem mesinhas de pic-nic espalhadas por várias áreas e é um óptimo passeio de fim-de-semana na companhia de familia e/ou amigos. Eu tive a sorte de ter boa companhia e diverti-me muito! As pessoas especiais fazem-nos sempre bem :)
Podemos caminhar livremente por esta espécie de parque. Na fotografia eu estava a tentar atravessar o riacho... lógico será dizer que molhei os pés! mas isso são pormenores que ainda dão mais piada à coisa :p

segunda-feira, novembro 07, 2005

Bebés a caminho

Calma! Não são meus!!
Duas amigas minhas estão de "esperanças". Ambos são meninos, que é para contrariar as estatisticas :P

Fico mesmo muito feliz por elas :) Para a P. já não a primeira experiencia, já tem um menino lindo e isso só me dá certezas da mãe maravilhosa que ela é. Esta nova criança é mais uma benção.

Para a C., minha prima (ou muito mais do que isso), é a primeira vez. O nervosismo deve ser muito... e com razão! Na minha opinião, um filho muda tudo: muda a vida de uma pessoa e o modo de a encarar também. Surgem novas prioridades. Ficamos para segundo lugar mas muito contentes por assim ser.

Coragem prima! Vai correr bem e vai ser um rapazote cheio de energia, tal como tu :)
E já agora, muito obrigado a ti e ao teu "maridão babado" por me deixarem ser tia e não prima do bebé. É que é a única hipótese que tenho de ser tia... vou aplicar-me! Prometo ;)