terça-feira, outubro 18, 2005

Nordeste

Este fim de semana fui para o Nordeste. É uma vila e também o nome do municipio no extremo oriental de S. Miguel. E é lindo!

Tem paisagens fenomenais, miradouros a cada esquina como grandes varandas sobre o mar e falésias, montanhas verdes que nos deixam de boca aberta. O nascer do sol é o culminar da visita ao Nordeste. Emociona-nos de uma maneira que nunca pensei ser possivel. O esplendor da Mãe Natureza leva-nos às lágrimas, literalmente! Acreditem que sim :)

E depois de começar o dia assim, percorrer as estradas estreitas de montanha até às Furnas. Uma localidade pequena onde estão as famosas fumarolas. São buracos na terra a deitar fumo, lagoas pequeninas (como se fossem poças de água da chuva) com água a ferver. Acreditem que é mesmo verdade! Não podemos por lá as mãos porque aquilo está a 100 graus. Só o vapor queima!

Uns quilómetros mais à frente há o famoso cozido das furnas (muito parecido ao Cozido à Portuguesa), lado a lado da Lagoa das Furnas: um enorme lago, parecido com uma barragem mas muito mais bonito :)

Depois há também a Ribeira Grande. Fica na encosta norte da ilha, é uma cidade semelhante a Ponta Delgada e tem lá pertinho a Lagoa do Fogo. Não cheguei a ir até lá, fiquei uns quilómetros mais abaixo, na Caldeira Velha. Isso sim é que é vida! São três bacias de água quente, onde as pessoas se metem e ficam a descansar. É como se fosse um jakuzzi (não sei se é assim que se escreve) mas no meio da floresta e rodeado de cascatas. A água não ferve aqui, está apenas quentinha. O pior é quando saimos e sentimos o frio ou a chuva :s Aconselho umas camisolas de malha / lã.

E ao fim do dia, correr para o outro lado da ilha (parte ocidental norte) e ver o pôr-do-sol nos Mosteiros, uma freguesia pequena do concelho de Ponta Delgada, um pouco mais acima da Lagoa das Sete Cidades.

Assim que tiver internet em casa, coloco aqui as mil e uma fotografias que tirei neste fim de semana (e também noutros dias).
Vão pensar melhor na viagem de sonho que sempre quiseram fazer. Tenho a certeza que vão pensar nos Açores.